Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

08 março 2017

SÃO JOSÉ - O MAIS SANTO DOS SANTOS



SÃO JOSÉ O MAIS SANTO DOS SANTOS

Depois da Virgem Maria, ninguém houve ou haverá mais santo que José. A sua proximidade a Maria e a Jesus fê-lo alcançar o mais alto grau de santidade. Ele foi testemunha excecional da Encarnação. Viu Cristo recém nascido e tomou-O nos seus braços e abraçou-O com os mais puros afetos. E, como chefe de família, ele mesmo Lhe pôs o nome.

Alguns, por isso, chamam a José a sombra do Pai, porque o Pai celestial o elegeu para fazer as suas vezes na terra; como seu representante, para cuidar de seu Filho e ajudá-Lo em tudo como bom pai. Santo Agostinho chamava a São José pai de Cristo e São Bernardo pai de Deus. Os evangelhos designam-no várias vezes como pai de Jesus. Pode dizer-se algo maior de algum santo que ser pai de Jesus e, ao mesmo tempo, ser esposo de Maria, a pessoa humana mais santa que existiu, existe e existirá?

Dizia São João Damasceno: José é esposo de Maria, nada maior pode dizer-se. São José é o caminho mais curto, mais rápido e mais seguro para chegar a Maria, medianeira de todas as graças. A Virgem Maria a ninguém amou mais na terra, depois de Jesus, que a José; amou-o com um amor total e esponsal. Quem pode calcular o poder de intercessão de José ante sua esposa Maria e ante seu filho Jesus? O seu patrocínio e o seu poder de intercessão é superior ao de todos os demais santos e anjos, sem dúvida alguma.

Ubertino de Casale, um italiano grande devoto de São José, de finais do século XIII, na sua obra Arbor vitae crucifixae, diz: Em todo o matrimónio, a união de corações realiza-se até ao ponto que o esposo e a esposa se consideram como uma só pessoa ou, como diz a Bíblia, como uma só carne, como uma só realidade em duas pessoas. Assim José assemelhou-se a sua esposa. Como poderia o Espírito Santo unir tão estreitamente a alma de Maria Virgem a outra alma, se esta não tivesse sido semelhante a ela na prática da virtude? Eu estou convencido de que São José foi o homem mais puro em virgindade, mais profundo em humildade e mais elevado em contemplação.


São Gregório Nacianceno (330-390) escreveu: O Senhor reuniu em São José como no sol, toda a luz e o esplendor que os demais santos têm juntos.

O padre José Maria Vilaseca (1831-1910), fundador dos Institutos Missionários Josefinos, diz: O poder de São José ultrapassa em muito o poder de todos os anjos e de todos os santos juntos, porque ele é, ao mesmo tempo, poderoso no coração de Deus e no coração de Maria.

O Papa Leão XIII na encíclica Quamquam pluries diz: Não há dúvida que São José se aproximou mais que qualquer outra pessoa à supereminente dignidade  pela qual a Mãe de Deus é exaltada acima de todas as criaturas criadas. E o Papa Pio XI disse: Entre Deus e José não distinguimos nem podemos distinguir outro maior que Maria Santíssima pela sua divina maternidade.

Isto quer dizer que José, não só é maior que qualquer outro santo, mas também que qualquer anjo. Alguns autores, para reafirmar esta ideia de que José é maior que os anjos, citam o texto: A qual dos anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu filho, Eu hoje te gerei; e depois: Eu serei para Ele Pai e Ele será Filho para mim? (Heb 1, 5). Estas palavras de Deus Pai , com relação a seu Filho Jesus, também as poderia dizer, em certo modo, São José, pois que anjo poderia dizer a Jesus como José: Tu és meu filho?

São José é patrono da Igreja universal. A São Miguel arcanjo também se considera patrono e protetor da Igreja universal; mas a Igreja somente declarou solenemente como tal a São José. Além disso, São Miguel é patrono da Igreja enquanto a defende de Satanás e de todos os seus exércitos infernais. O seu ofício é o de defender a Igreja; porém, o ofício de São José é obter imensos favores para Ela, pois a sua intercessão ante Jesus e Maria é mais poderosa que a de nenhum outro, porque ninguém esteve mais próximo deles que São José.

Em resumo, São José é o mais santo entre todos os santos e anjos, e nós podemos sentir-nos orgulhosos dele e chamar-lhe, como alguns santos, nosso pai e senhor.

P. Angel Peña O.A.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário