Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

03 setembro 2015

NOVENA PELAS SANTAS ALMAS DO PURGATÓRIO - PE. VICTOR JOUET



Lembrai-vos em vossas orações e boas obras das Almas do purgatório

Este exercício da NOVENA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO, praticável em qualquer tempo do ano, tendo sido aprovada pela competente autoridade eclesiástica, segundo o teor do reescrito da Sagrada Congregação das Indulgências (26 de novembro de 1876) goza das Indulgências seguintes:

* Indulgência de 300 dias, em cada dia da novena.

* Indulgência plenária, em um dos dias da novena ou em um dos oito dias que imediatamente a seguem e nas condições ordinárias.


Atos preparatórios

Oração: - Santa Margarida Maria, a quem Nosso Senhor escolheu para estabelecer e propagar por toda parte, como uma fonte inesgotável de graças, a devoção a seu divino Coração; vós que tendes ouvido as almas do Purgatório pedir-vos este remédio novo, tão salutar em seus sofrimentos, e que tendes libertado por este meio uma multidão dessas pobres prisioneiras, obtende-nos a graça de executar santamente essa piedosa prática dum passeiozinho pelo Purgatório, em companhia do Sagrado Coração de Jesus e da Novena pelas Almas.



União de intenções com os fiéis que realizam, diariamente, este santo exercício, na Igreja titular da obra, situada em Lungotévere Prati, Roma.



Consagração do dia: - Ó Divino Coração de Jesus, ao fazer em vossa companhia este passeiozinho pelo Purgatório, nós vos consagramos tudo o que fizemos e esperamos fazer de bem, com o socorro de vossa graça, durante este dia, e vos pedimos apliqueis os vossos méritos em favor dessas almas sofredoras. E vós, santas almas do Purgatório, empregai ao mesmo tempo todo o vosso poder no sentido de nos obterdes a graça de viver e de morrer no amor e na fidelidade ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, correspondendo, sem resistência, a seus desejos sobre nós. Amém.



Oferecimento: - Padre Eterno, nós vos oferecemos o sangue, a paixão e a morte de Jesus Cristo, as dores da Santíssima Virgem e as de São José, pela remissão de nossos pecados, pela libertação das almas do Purgatório e pela conversão dos pecadores.

(100 dias de indulgência)

Invocação:  Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus! (300 dias de indulgência uma vez ao dia)



Ó Maria, Mãe de Deus e Mãe de misericórdia, rogai por nós e pelos mortos! (300 dias de indulgência uma vez ao dia)



São José, modelo e padroeiro dos amigos do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós! (300 dias de indulgência uma vez por dia)


Prelúdio: - Desçamos um instante pelo pensamento, com o amor do Coração de Jesus e a abundância de suas graças, às chamas devoradoras do Purgatório!

I – Quantas vêm nesse momento iniciar aí o seu doloroso cativeiro! Como elas são felizes! Livraram-se do inferno para sempre... Estão certas de que chegarão à suprema felicidade... São as amigas de Deus... Estão salvas!

Como elas estão tristes! Acham-se cobertas de mil imperfeições... De muitas penas temporais devidas ainda aos restos de pecados perdoados... Exiladas por um certo tempo de sua celeste pátria... Condenadas ao fogo expiatório!

II – Que santa legião quase inteiramente purificada se apresta hoje mesmo para voar ao céu! Felicitemo-las, demos a elas o derradeiro sufrágio que apressará em alguns instantes a sua festiva partida, digamos a elas que se lembrem de nós no reino eterno.

III – Que multidão se encontra aí encerrada já há tanto tempo, e que aí permanecerá ainda por longo prazo! Há aí almas desconhecidas, almas abandonadas, almas de seculares, de religiosos, de sacerdotes, almas que nos são caras. Contemplemo-las, ouçamos seus gemidos, dirijamos a elas uma palavras de amizade e de compaixão, prestemos-lhes assistência!


Primeiro dia - DOMINGO

Colóquio De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me do tempo perdido... – Não o julgava nem tão precioso, nem tão precioso, nem tão rápido, nem tão irreparável... Si eu o soubesse! ... Si eu pudesse ainda repará-lo! ...

Tempo precioso! ... Aprecio-te agora como o mereces. Tu me foste dado para empregar-te no amor de Deus, em minha santificação, no consolo e na edificação do próximo; empreguei-te, porém, no pecado, no prazer, em obras que agora me causam amargos prazeres! Tempo tão rápido na terra e tão lento nesta prisão de fogo! Passavas outrora como o relâmpago; minha vida fugia como um sonho; e agora as horas me parecem anos! ... os dias ... séculos!

Tempo irreparável! Na terra parecias jamais acabar; e a morte cortou o fio de meus dias, no momento em que menos o pensava. Ó tempo perdido, eis que passaste sem esperança de voltar!

Oh! Vós que viveis ainda na terra, consagrai por nós ao Coração de Jesus algumas dessas horas um que a graça vos é oferecida em tão grande abundância e com tanta facilidade!

Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje no Purgatório, por todos os meios em nosso poder, as almas daqueles que, durante sua vida, praticaram este santo exercício, e recomendar-nos àquelas que, neste instante, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual: - “Os sofrimentos das almas do Purgatório são tão grandes, que um dia lhes parece mil anos.” (São Vicente Ferrer)

Sufrágio: - Consagrar um instantezinho honrando o Sagrado Coração de em favor das almas do Purgatório.

Intenção particular: - Rogarei ao Sagrado Coração em favor da alma mais abandonada.

Motivo: - Quanto mais for a sua penúria, maior será o seu reconhecimento. Ela pedirá a Deus que não vos abandone e que não permita jamais vos afastardes dele pelo pecado.

Oração para o domingo: Ó Senhor, Deus onipotente, suplico-vos, pelo Sangue Preciosíssimo que Jesus, vosso divino Filho, derramou no Jardim das Oliveiras, liberteis as almas do Purgatório; recomendo-vos de modo muito particular a almas mais abandonada. Conduzi-a à morada da glória, a fim de que ela louve e bendiga durante toda a eternidade. Amém.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: - Doce Coração de Jesus, fazei que eu vos ame sempre e cada vez mais! (Indulgência de 300 dias cada vez)

 Salmo De Profundis

"Dos profundos abismos clamei a vós, Senhor; ouvi, Senhor a minha oração. Dai ouvidos atentos à voz da minha súplica. Se observardes, Senhor, as minhas maldades, quem, Senhor, poderá subsistir? Mas em vós se acha a propiciação; e pela vossa lei, pus em vós, Senhor, a minha confiança. A minha alma está confiada na sua palavra; a minha alma espera no Senhor. Desde a vigília da manhã até à noite, espera Israel no Senhor. Porque no Senhor está a misericórdia, e nele há copiosa redenção. E ele mesmo remirá Israel de todas as suas iniquidades."

Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso,
Entre os esplendores da luz perpétua.
Descansem em paz. Amém.
         

De profundis clamavi ad te, Domine; Domine, exaudi vocem meam. Fiant aures tuæ intendentes in vocem deprecationis meæ. Si iniquitates observaveris, Domine, Domine, quis sustinebit? Quia apud te propitiatio est; et propter legem tuam sustinui te, Domine. Sustinuit anima mea in verbo ejus: Speravit anima mea in Domino. A custodia matutina usque ad noctem, speret Israël in Domino. Quia apud Dominum misericordia, et copiosa apud eum redemptio. Et ipse redimet Israël ex omnibus iniquitatibus ejus.

Requiem aeternam dona eis, Domine,
et lux perpetua luceat eis.
Requiescaant in pace.
Amen.


Nota. – Pela recitação piedosa do Salmo “De profundis” e do Versículo “Dai-lhes Senhor...” em sufrágio das almas do Purgatório, pode-se ganhar uma indulgência de 3 anos; e de 5 anos, em cada dia do mês de Novembro; uma indulgência plenária, pela recitação diária durante um mês inteiro, nas condições de costume. (S. Penit. De 20/11/1940) – Pela simples recitação do Versículo, ganha-se, cada vez, a indulgência de 300 dias. (S. Pio X, 13/02/1906).

Segundo dia - SEGUNDA-FEIRA

Colóquio – De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me dos bens dissipados – Minha fortuna, minha saúde, meus talentos, minha posição no mundo: Tudo isto poderia ter sido para mim um poderoso meio de salvação, si eu o tivesse aplicado na glória de Deus.

Quantas graças eu atrairia então sobre mim! Mas eu não quis! E todos os meus bens desvaneceram-se a meus olhos, no momento da morte! Ah! Si eu dispusesse hoje desses bens perecíveis, como eu me aplicaria em adiantar um momento que fosse a minha libertação, para aumentar um degrau na glória que Deus me reserva no Céu, e para fazer conhecida na terra, a mais uma alma, a devoção ao Sagrado Coração.

Vós que, na terra, dispondes ainda de alguma fortuna, lembrai-vos de que dela haveis de dar contas... Pensai nisso... Usai dela segundo a justiça, a piedade e a caridade. Pagai vossas dívidas para com os vivos e para com os mortos; daí generosas esmolas aos pobres; trabalhai pela glória do Sagrado Coração esforçando-vos, por uma piedosa liberalidade, pela difusão do seu culto até as extremidades do mundo que lhe foi inteiramente consagrado.

Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje no Purgatório, por todos os meios em nosso poder, as almas dos fiéis chegadas de todos os pontos da Europa, especialmente as de Roma, e recomendar-nos àquelas que, neste momento, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual: - À esmola estão abertas as portas do Paraíso. (S. João Crisóstomo)

Sufrágio: - Fazer alguma esmola para o culto do Sagrado Coração.

Intenção particular: - Rezar pela alma mais aproximada da sua libertação.

Motivo: - Quanto mais próximo está o termo de seu sofrimento, mais a alma deseja unir-se ao Sagrado Coração. Removei o obstáculo! Em troca, ela pedirá para vós a graça de romper os últimos laços que vos impedem de entregar-vos inteiramente a Deus.

Oração para a segunda-feira: - Ó Senhor, Deus Onipotente, suplico-vos, pelo Sangue Preciosíssimo que Jesus, vosso divino Filho, derramou em sua flagelação, liberteis as almas do Purgatório, e sobretudo aquela que se acha prestes a entrar na glória, a fim de que ela comece desde já a bendizer-vos por toda a eternidade.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: - Doce Coração de Maria, sede a minha salvação. (300 dias de indulgência)



Terceiro dia - TERÇA-FEIRA

Colóquio – De que te arrependes, santa almas do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me das graças desprezadas. – Elas me foram oferecidas em tão grande abundância, a cada instante de minha vida, como tão insistentes solicitações... Regeneração cristã pelo batismo, vocação, sacramentos, palavra de Deus, inspirações santas, bons exemplos, favores insignes de preservação no perigo, de socorro na tentação, de perdão depois da queda. Que soma incalculável de escolhidas graças! A umas eu recusei; aceitei friamente outras; abusei da maior parte delas.

Ah! Si eu tivesse hoje, num só momento, a liberdade de estancar minha sede nas fontes de misericórdia que jorram do Coração Sagrado de Jesus, e que os pecadores e os indiferentes desprezam!

Escutai o que Santa Margarida Maria vos diz do alto do Céu, como nós vo-lo dizemos: Existe ninguém no mundo que não experimente toda espécie de socorres, uma vez que não falte para com Jesus Cristo um amor reconhecido tal como é aquele que lhe é testemunhado pela devoção a seu Sagrado Coração. (Obras de Santa Margarida Maria, Tomo II, 86)


 Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje, no Purgatório, por todos os meios ao nosso alcance, as almas dos fiéis vindas de todas as regiões da Ásia, e especialmente as da Palestina, e recomendar-nos àquelas que, neste instante, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual: - O valor duma só graça é superior ao valor natural do universo inteiro.
(S. Tomás)

Sufrágio: - Algumas práticas indulgenciadas em honra do Sagrado Coração.

Intenção particular: - Orar pela alma do Purgatório mais distanciada de sua libertação.

Motivo: - Deixai-vos tocar por sua desolação e por sua humildade em suportar seus longos sofrimentos, pois, elas vos serão reconhecidas! Felizes sereis, si elas vos obtiverem a humildade neste mundo, para serdes glorificados no outro.

Oração para terça-feira: - Ó Senhor, Deus Onipotente, suplico-vos, pelo Sangue Preciosíssimo que Jesus, vosso divino Filho, derramou em sua dolorosa coroação de espinhos, liberteis as almas do Purgatório, sobre tudo aquela que deveria ser a última a sair desse lugar de tormentos, a fim de que ela não demore tanto a louvar-vos em vossa glória e a bendizer-vos para sempre. Amém.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: - Padre Eterno, ofereço-vos o sangue preciosíssimo de Jesus Cristo, em expiação de meus pecados, em sufrágio das santas almas do Purgatório e pelas necessidades da Santa Igreja. (500 dias de indulgência)


Quarto dia - QUARTA-FEIRA

Colóquio – De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me do mal cometido... – Outrora parecia-me ele tão sem importância e tão agradável! E por isso eu sufocava os remorsos em meio dos prazeres... Hoje seu peso esmaga-me, sua amargura faz o meu tormento, sua lembrança persegue-me e me dilacera. Pecados mortais perdoados, mas não expiados; faltas veniais, imperfeições leves, só muito tarde eu compreendo agora a vossa malícia!

Ah! Si eu pudesse voltar à vida! ... Nenhuma promessa, por fascinante que fosse, nenhuma honra, nenhum prazer, nenhuma palavra sedutora seria capaz de me incitar a cometer o menor pecado.

Vós que ainda tendes a liberdade de escolher entre Deus e o mundo, contemplai os flagelos, os espinhos, a cruz, que torturaram Jesus; elas vos dirão o que nossos pecados Lhe custaram.

Pensai nos arrependimentos tardios e dolorosos que haveis de ter de vossas faltas no Purgatório, e nada vos custará para confessar, no Sacramento da Penitência, todas as do passado, para sofrer no presente e pena que ainda lhes é devida, e para evitá-las no futuro.

Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje, no Purgatório, por todos os meios ao nosso alcance, as almas dos fiéis chegadas de todas as regiões da África, especialmente dos países outrora católicos, e recomendar-nos àquelas que, neste momento, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual: - Que valo ao homem ganhar o mundo inteiro, se ele vier a perder a sua alma?

Sufrágio: - Um ato de contrição diante de uma imagem do Sagrado Coração.

Intenção particular: - Rogar pela alma mais rica em merecimentos.

Motivo: - Quanto mais ela for elevada em glória no Céu, mais eficazmente poderá obter-nos um verdadeiro amor de Deus, sem o qual não existe verdadeiro mérito.

Oração para a quarta-feira: - Ó Senhor, Deus Onipotente, suplico-vos pelo Sangue Preciosíssimo que Jesus, vosso divino Filho, derramou nas ruas de Jerusalém, ao carregar uma cruz tão pesada em seus ombros sagrados, liberteis as almas do Purgatório, e mui especialmente aquela que for mais rica em merecimentos diante de vós, a fim de que, elevada ao lugar sublime que espera, ela vos louve e bendiga para sempre. Amém.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: -

Jesus, Maria, José, eu vos dou meu coração, minha alma e minha vida.

- Jesus, Maria, José, assisti-me na última agonia.

- Jesus, Maria, José, morra eu tranquilamente na vossa santa companhia.

(7 anos de ind. para cada uma das três invocações)

Quinto dia - QUINTA-FEIRA

Colóquio – De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me dos escândalos dados. – Se, ao morrer, eu tivesse podido eliminar as tristes consequências de meus escândalos! ... Se eu pudesse deter daqui, no declive do abismo, tantas pobres almas que seguem meus tristes exemplos e minha perversa doutrina! ... Mas, não é possível, e por minha culpa ainda se comete o mal, e isto se dará durante anos, séculos, e me são exigidas contas da parte que me cabe sobre todos os pecados de que me fiz a causa. Se me fosse permitido fazer chegar minha palavras abrasadora até as extremidades da terra, e percorrer como missionário o mundo inteiro, como esforçar-me-ia para desviar as almas do vício, e conduzi-las à virtude!

Vós que vindes visitar-me em minha prisão tenebrosa, e que fazeis brilhar a meus olhos um raio de luz, possuis no Sagrado Coração o meio mais seguro e mais fácil, cooperando com a sua graça, reproduzindo suas virtudes, animando-vos de seu zelo de converter muitas almas, em número maior ainda do que o número daquelas às quais escandalizei.

Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje, no Purgatório, por todos os meios ao nosso alcance, as almas dos fiéis vindas de todas as regiões da América, especialmente aquelas das regiões ainda selvagens, e que começam a receber as luzes da fé, e recomendar-nos àquelas que, neste momento, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual: - A cada um segundo as suas obras.

Sufrágio: - Dar hoje a alguma pessoa uma estampa do Sagrado Coração.

Intenção particular: - Orar pela alma mais devota do Santíssimo Sacramento.

Motivo: - Ela pedirá por vós a graça de recebê-lo dignamente na hora da morte, como penhor de vossa salvação eterna.

Oração para a quinta-feira: - Ó Senhor, Deus Onipotente, suplico-vos, pelo Corpo adorável e pelo Sangue Preciosíssimo de vosso divino Filho Jesus, que, na véspera de sua Paixão, se deu a si mesmo como comida e como bebida a seus apóstolos estremecidos, e deixou ainda a toda sua Igreja um Sacrifício perpétuo, e a seus fiéis um alimento vivificante, liberteis as almas do Purgatório, e mui especialmente a mais devota deste mistério de amor infinito, a fim de que ela vos louve por vosso divino Filho, em vosso divino Filho, em união com o Espírito Santo, na mansão de vossa glória, durante toda a eternidade. Amém.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: - Ó meu Jesus, misericórdia.
(Indulgência de 300 dias, cada vez)


Sexto dia - SEXTA-FEIRA

ColóquioDe que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me da penitência omitida. – Como ela teria sido fácil, ontem, no mundo! ... Como ela é penosa, hoje, no Purgatório! ... Aqui o menor dos meus dos meus sofrimentos está acima das maiores dores da terra. Lá eu não teria então outra coisa a fazer senão aceitar com resignação o trabalho, a dor, a contradição; privar-me de alguns bens supérfluos, para com eles ajudar os pobres; praticar obras satisfatórias; fazer uso das indulgências e das práticas de piedade. Que poderia haver de mais fácil?!

Ah! Si Deus me permitisse voltar à terra, nenhum regulamento se me afiguraria austero demais, nenhum martírio me causaria terror; não haveria para mim senão suavidade nas mais rigorosas penitências, ante a ideia deste fogo devorador, cujos ardores eu evitaria por meio delas.

Vós que sofreis nesse vale de lágrimas, alegrai-vos: a mais leve pena cristãmente suportada em vista de vossos pecados, para satisfazer à justiça de Deus, e oferecida ao Sagrado Coração em espírito de reparação pode poupar-vos um longo e penoso Purgatório.

Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje, no Purgatório, por todos os meios ao nosso alcance, as almas dos fiéis vindas dos confins longínquos da Oceania, principalmente as das missões católicas mais provadas, e recomendar-nos àquelas que, neste momento, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual: - Fazer dignos frutos de penitência.

Sufrágio: - Uma pequena penitência para alívio das almas do Purgatório.

Intenção particular: - Orar pelas almas pelas quais tendes mais obrigação de rezar.

Motivo: - É um dever vosso. E si, a respeito dessas almas, tiverdes alguma obrigação de justiça, não adieis mais; do contrário atraireis sobre vós a vingança divina!

Oração para a sexta-feira: - Ó Senhor, Deus Onipotente, suplico-vos, pelo Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso divino Filho, derramou num dia idêntico a este na árvore da Cruz, sobretudo pelas chagas de suas mãos e de seus pés sagrados, liberteis as almas do Purgatório, e de modo particular aquela pela qual estou mais obrigado a orar, a fim de que não seja por minha culpa que Vós não a introduzireis imediatamente ao seio de vossa glória, para que ela vos louve e vos bendiga para sempre. Amém.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: - Jesus, doce e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso. (Indulgência de 300 dias)

Sétimo dia - SÁBADO 

Colóquio De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me da pouca caridade que tive na terra par com as almas do purgatório.

Poderia ter-lhes sido tão útil durante minha vida! Orações, penitências, esmolas, boas obras, comunhões, santas Missas, devoção ao Sagrado Coração; de quantos meios eu dispunha para consolar estas pobres almas, retidas como prisioneiras nesta morada de fogo, de trevas e de sofrimentos!

Se eu tivesse utilizado bem desses meios, teria alcançado para mim graças poderosas para evitar o pecado e para voar diretamente ao Céu; teria ao menos merecido um Purgatório mais mitigado, mais rápido, e também teria uma parte maior no fruto das orações que de toda parte se oferecem por nós.

Ah! Se eu pudesse voltar à terra, ninguém seria mais devotado do que eu às almas sofredores! Quantas Missas haveria de ouvir! Quantas Missas faria celebrar por elas! Quantas orações encaminharia aos Céus em favor delas! ... Que esforços não faria para excitar em seu favor a compaixão de todos!

O que eu não fiz, quando podia, vós, almas cristãs, não deixeis de fazê-lo enquanto ainda tiverdes tempo.

Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje, no Purgatório, por todos os meios ao nosso alcance, as almas dos fiéis vindas da Austrália, e particularmente da Nova-Guiné, e recomendar-nos àquelas que, neste momento, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual: - É justo que nós soframos neste mundo.

Sufrágio: - Propagai este livrinho, e as almas ser-vos-ão reconhecidas.

Intenção particular: Orar pela alma mais devota da Santíssima Virgem.

Motivo: - Dar a maior alegria a Maria Santíssima que, inclinando-se às orações por esta alma, obter-vos-á a graça de uma verdadeira devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Oração para o sábado: - Ó Senhor, Deus Onipotente, suplico-vos pelo Preciosíssimo Sangue que jorrou do lado de Jesus, vosso divino Filho, à vista de sua Mãe Santíssima, mergulhada numa extrema dor, liberteis as almas do Purgatório, e em particular aquela que foi mais devota dessa grande Rainha, a fim de que ela seja admitida o quanto antes em vossa glória e possa louvar-vos por todos os séculos. Amém.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: - Ó Maria, que entrastes no mundo sem mancha, alcançai-me de Deus, eu vo-lo peço, que eu possa sair do mundo sem pecado.

Oitavo dia - DOMINGO

Colóquio – De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me dos pecados de omissão, especialmente de não ter assistido bem à santa Missa.

Não apreciava bem o valor da santa Missa, renovação do santo sacrifício de Jesus no calvário.

Como é importante assistir bem e frequentemente à santa Missa. Morreu Jesus para salvar as almas, e cotidianamente renova esta morte de modo incruento no santo Sacrifício da Missa. E eu não a estimava bastante. Não ia buscar aos pés do altar remissão dos meus pecados pelo Preciosíssimo Sangue de Jesus. Não ia buscar as forças necessárias para resistir às tentações; não vivia em constante união com o Deus dos nossos altares. Por isso estou agora aqui e sofro. Sofro com paciência, e merecidamente; mas podia ter sido de outra maneira. O santo Sacrifício da Missa é de um valor infinito, e eu podia ter aproveitado. Se o tivesse feito, agora já estaria no céu, perto de Jesus.

Si na terra tivesse recorrido mais às graças que emanam do Sagrado Coração de Jesus na hora da Santa Missa! ... quão grande seria agora a minha santidade! Que tesouro de graças; teria tido na minha lama na hora da morte! Como estaria agora perto do trono de Deus! Si pudesse voltar! ... Mas pelo menos tu, alma devota, que ainda vives na terra, tu podes assistir frequentemente à santa Missa, enriquecer-te com as graças divinas, aplicá0las também a nós, pobres almas do Purgatório.


Piedosas práticas
Resolução: - Participar mais frequente e intensamente da santa Missa, recebendo a santa Comunhão, também pelas almas do Purgatório.

Ramalhete espiritual: - Quem comer a minha Carne e beber o meu Sangue, terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei no derradeiro dia. (Jo. VI)

Sufrágio: - Assistir também à santa Missa em dias de semana, quando puder.

(Nota do blog: A Missa a ser assistida deve ser a Missa de São Pio V, a Missa Tridentina, a única da Igreja Católica, a única agradável a Deus.)

Intenção particular: - Rezar pelas almas mais abandonadas.

Motivo: - As almas do Purgatório nada podem fazer para si mesmas. O tempo de merecimentos próprios passou para elas. Devemos ajudar principalmente aquelas almas, das quais ninguém se lembra.

Oração para o domingo: - Ó Senhor, Deus Onipotente, que todos os dias no Santo Sacrifício da Missa vos ofereceis ao Pai celestial para expiação dos nossos pecados, lançai um olhar benigno sobre as almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas, e dizei-lhes a mesma palavra que dissestes ao bom ladrão: Hoje estareis comigo no Paraíso.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória:
Pela repetição incruenta de vosso Sacrifício da cruz, livrai as almas mais abandonadas, meu Jesus!


Nono dia - SEGUNDA-FEIRA

Colóquio – De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?

Arrependo-me da via materialista que levei. Quando ainda estava na terra, vivia esquecido do meu último fim. Criado para servir a Deus, e assim ganhar a felicidade do Céu, procurava demasiadamente o bem estar do corpo, os divertimentos, as comodidades. Ouvia os avisos e os ensinamentos dos sacerdotes, mas não lhes dava importância. Sufocava a voz de minha consciência, e continuava numa vida de tédio espiritual. E ainda que evitasse o pecado mortal, não procurava Deus, meu sumo Bem; não me enriquecia com as graças divinas pela frequência dos Sacramentos; não me alimentava constantemente com o Pão dos Anjos na santa Comunhão. A minha vida foi uma vida mundana, em que a vida da graça definhava cada vez mais. Hoje vejo como foi vã esta vida!

Tu, que ainda estás na terra, aprende de mim! Dirige tua vida conscientemente ao fim para que foste criada! Procura a glória de Deus, também quando custa sacrifícios. Domina os desejos do corpo, para tua alma não venha a sofrer no Purgatório.

Piedosas práticas

Resolução: - Socorrer hoje, por todos os meios ao nosso alcance, as almas do Purgatório, especialmente as que vieram de nossa própria Pátria; temos obrigações especiais para com elas.

Ramalhete espiritual: - Lembrai-vos, Senhor, dos servos e das servas que foram em nossa fronte com o sinal da Fé e dormem o sono da paz. (Cânon da Missa)

Sufrágio: - Uma visita ao Santíssimo Sacramento, pelas almas.

Intenção particular: Rogar pelas almas dos nossos compatriotas.

Motivo: Viveram na mesma terra, trabalharam para seu progresso material e espiritual. Somos por isso seus devedores.

Oração para a segunda-feira: Ó Senhor, Deus Onipotente, que perdoais os pecados, e que amais a salvação das almas; invocamos a vossa clemência, para que façais chegar à participação da eterna felicidade as almas de nossos irmãos, parentes e benfeitores, pela intercessão de Maria sempre Virgem e de todos os Santos. Amém.

Padre Nosso, Ave Maria e De profundis.

Oração jaculatória: - Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!

 Salmo De Profundis

"Dos profundos abismos clamei a vós, Senhor; ouvi, Senhor a minha oração. Dai ouvidos atentos à voz da minha súplica. Se observardes, Senhor, as minhas maldades, quem, Senhor, poderá subsistir? Mas em vós se acha a propiciação; e pela vossa lei, pus em vós, Senhor, a minha confiança. A minha alma está confiada na sua palavra; a minha alma espera no Senhor. Desde a vigília da manhã até à noite, espera Israel no Senhor. Porque no Senhor está a misericórdia, e nele há copiosa redenção. E ele mesmo remirá Israel de todas as suas iniquidades."

Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso,
Entre os esplendores da luz perpétua.
Descansem em paz. Amém.
         

De profundis clamavi ad te, Domine; Domine, exaudi vocem meam. Fiant aures tuæ intendentes in vocem deprecationis meæ. Si iniquitates observaveris, Domine, Domine, quis sustinebit? Quia apud te propitiatio est; et propter legem tuam sustinui te, Domine. Sustinuit anima mea in verbo ejus: Speravit anima mea in Domino. A custodia matutina usque ad noctem, speret Israël in Domino. Quia apud Dominum misericordia, et copiosa apud eum redemptio. Et ipse redimet Israël ex omnibus iniquitatibus ejus.

Requiem aeternam dona eis, Domine,
et lux perpetua luceat eis.
Requiescaant in pace.
Amen.


Nota. – Pela recitação piedosa do Salmo “De profundis” e do Versículo “Dai-lhes Senhor...” em sufrágio das almas do Purgatório, pode-se ganhar uma indulgência de 3 anos; e de 5 anos, em cada dia do mês de Novembro; uma indulgência plenária, pela recitação diária durante um mês inteiro, nas condições de costume. (S. Penit. De 20/11/1940) – Pela simples recitação do Versículo, ganha-se, cada vez, a indulgência de 300 dias. (S. Pio X, 13/02/1906).

8 comentários:

  1. Parabéns por divulgar essa importante oração pelas almas do purgatório!! Rezemos pelas nossas irmãs presas nesse lugar, à espera da entrada triunfal no Céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Amigo, Salve Maria!
      É com muita alegria que recebo seu comentário. Unamo-nos em orações pelas Santas Almas do Purgatório, elas na Glória de Deus saberão retribuir a nossa caridade e delicadeza para com elas.

      Excluir
  2. A paz de Cristo a todos , tenho uma pergunta , pode fazer a cada mês está novena ou somente no mês das almas novembro ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr. Edilson, Salve Maria!
      Devemos por obrigação Cristã de Caridade todos os dias realizar orações, e oferecer nossos méritos e sacrifícios em favor das Santa Almas, que por si mesmas nada podem fazer.

      Imagine um pobre doente que em seu tratamento sofre dores inimagináveis e agonias em um leito de hospital, some-se a isso o abandono de seus parentes e amigos mais próximos. Como poderíamos nós ver um doente em situação tão lastimável e não dirigir a estes ao menos uma palavra de consolo. Lembre-se sempre do que ensina São Paulo: " se não tivesse caridade, não seria nada". ICor XIII.
      E também que a caridade é o amor na verdade.

      Excluir
    2. A Novena pelas almas, pode ser realizada sempre, em qualquer época do ano. Mas o senhor pode também realizar breves orações como aqui indicadas: A Santa Igreja as enriqueceu com muitas indulgências para estimular estas devoções. http://verafidei.blogspot.com.br/2015/06/oracoes-pelas-santas-almas-do-purgatorio.html

      Poderá também oferecer Missas em favor das almas, esmolas, ou qualquer outro sacrifício.

      E se tiver a graça de por seus méritos sacrifícios resgatar uma alma e conduzi-la mais rapidamente ao céu, certamente obterá grandes favores desta que lhe será grata eternamente no paraíso.

      Excluir
    3. Estou gostando muito pelas novenas que vem nos passando cada dia! Estou enviando para outros grupos tenho um grupo de Evangelizar estou repassando!

      Excluir
    4. Salve Maria!
      Nosso Senhor em sua infinita bondade saberá te recompensar com a graça da fidelidade pela caridade para com as santas almas do purgatório.

      Excluir

  3. INTENÇÕES DE MISSAS PELOS PECADORES; OFERECENDO AO ETERNO PAI: O PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE VOSSO DIVINO JESUS, EM UNIÃO COM TODAS AS MISSAS QUE HOJE SÃO CELEBRADAS EM TODO O MUNDO; POR TODAS AS SANTAS ALMAS DO PURGATÓRIO, PELOS PECADORES DE TODOS OS LUGARES, PELOS PECADORES DE TODA A IGREJA, PELOS DE MINHA CASA E DE MEUS VIZINHOS E PELO PAPA; E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE: PEDRO LIBÓRIO; PEDRO JOSÉ LIBÓRIO; JOSÉ ROBERTO LIBÓRIO (ZÉ) LEONILDA SOTTA LIBÓRIO (NITA); JOSÉ SOTTA; ANTONIO SOTTA (PRÉGO); LAERCIO SOTTA (FÓLE); ANTENOR APARECIDO SOTTA (NOR); MARIA PILAR ROCCA SOTTA; LUCILA DA GLÓRIA SOTTA (LU); ABEL CAETANO ALVES; VITÓRIA TIENI; VILMA TIENI; IVONE TIENI; LEONILDO PASTRELI; LEONIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); VICTORIO D’AGOSTINO; SANTO HÉLIO DE CASTRO; ANTONIO PEREIRA; WAGNER ESTEVES; ANTONIO AUGUSTO COELHO (PORTUGUÊS); WILSON LUIS BERTACHINI (MOIO); AURELIANO BIAGIONI; LUIZ ROSA JUNIOR (LUIZÃO); MARCOS BERTACHINI (MOINHO); JOSÉ AUGUSTO GOMES PIRES; ANTÔNIO CARLOS CIOFFI (BIGORNA); MARCELO LÁZARO PEREIRA; APARECIDA OTRENTE CALDEIRA; VANDERLEI GOMES PIRES; LEÔNIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); LUIZA ENGE NEHREBECKI; RICARDO NEREBECKI E THEREZINHA AQUINO PECORARI (ZINA); BEM COMO PELA SAÚDE DE LUIZ AUGUSTO LIBÓRIO (SEQUELAS DO AVC), E PELA CONVERSÃO E SALVAÇÃO DE: WANDERLEI LIBÓRIO (WANDE). SUELI APARECIDA LIBÓRIO; MARCOS FERNANDO LIBÓRIO; DIOGO HENRIQUE ALVES ALVES LIBÓRIO; E DE; ARIANE ALVES LIBÓRIO. AMÉM.

    ResponderExcluir