Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Translate Formação Católica

03 junho 2015

O DIA, A SEMANA E O MÊS DO CATÓLICO

"Angelus" de Jean Francois Millet
O dia, a semana e o mês do Católico

O dia do Católico tem seu próprio ritmo. E cada dia da semana e cada mês tem uma ênfase devocional especial, tradicionalmente falando.

O DIA

As horas do dia são divididas nas horas canônicas, na qual os sacerdotes, religiosos e alguns leigos piedosos rezam o Liturgia da Horas.

Ás seis da manhã, ao meio-dia e seis horas da tarde é costume rezar o Angelus ou Regina Caeli (No tempo Pascal).



Alguns católicos em vez ou além do acima exposto, fazem a Oração da  manhã e Oração antes de dormir que normalmente inclui um exame de consciência à noite. Muitas famílias meditam juntos na Sagrada Escritura, rezam o Terço ou o Rosário.

A Família Católica Tradicional reunida para oração.

A SEMANA

As Sextas-feiras são dias de penitência.
Os católicos devem manter em mente o sofrimento de Cristo e fazer sacrifícios em prol da penitência e disciplina. A Igreja pede que nos abstenhamos de carne. A carne é o alimento mais substancioso, e abstemo-nos dela para unir-nos aos sofrimentos de Nosso Senhor

Os Sábados são dedicados a Santíssima Virgem.
Além da reza habitual do Terço ou Rosário reza-se também a Consagração a Nossa Senhora e Atos de reparação e Consagração ao Imaculado Coração.

O Domingo, naturalmente, é o "Dia do Senhor". 
Neste dia nós cumprimos o Terceiro Mandamento de Deus. "Lembrar o dia e para santificá-lo."
E dever abster-se de trabalho servil desnecessário e cumprir o preceito de assistir Missa. É bom lembrar que o Domingo é o dia de "Festa primordial" por ser celebrado o Mistério Pascal.


Dia da semana                   Dedicado a:
Domingo                              Ressurreição de Cristo - Santíssima Trindade
Segunda-feira                       Espírito Santo - Almas do Purgatório
Terça-feira                           Santos - Anjos
Quarta-feira                         São José
Quinta-feira                         O Santíssimo Sacramento
Sexta-feira                           Paixão de Cristo - Sagrado Coração de Jesus
Sábado                                Nossa Senhora - Imaculado Coração de Maria

Mês                               Dedicado a:
Janeiro                          Santo Nome de Jesus e Infância de Jesus
Fevereiro                      A Sagrada Família
Março                           São José
Abril                             Santíssimo Sacramento
Maio                             Santíssima Virgem Maria
Junho                            Sagrado Coração de Jesus
Julho                             Preciosíssimo Sangue de Jesus
Agosto                          Imaculado Coração de Maria
Setembro                      As sete dores de Maria
Outubro                        Santo Rosário (menos formal -Santos Anjos)
Novembro                    Almas do Purgatório
Dezembro                    Imaculada Conceição

NOTAS:

- Terça-feira também é dia para homenagear a Santa Face e, não oficialmente, em honra à Santo Antônio de Pádua. Na terça-feira depois da morte de Santo Antônio, no dia em que seu cortejo fúnebre levava o seu corpo para a igreja, muitos milagres aconteceram. Alguns católicos rezam uma novena a Santo Antônio neste dia ou por nove terças-feiras consecutivas ou perpetuamente.

- Às quartas-feiras, muitos católicos fazem uma especial devoção a São José, indo à missa na primeira quarta-feira do mês durante sete meses consecutivos e oferecendo a Comunhão em sua honra e salvação daqueles que estão a beira da morte. O sete meses relembra as sete agonias e as sete alegrias de São José.

- Às quintas-feiras, muitos católicos fazem "Hora Santa", ou seja, eles dispensam uma hora de adoração do Santíssimo Sacramento como um aspecto da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

- Às sextas-feiras, é costume fazer o que é conhecido como a "Devoção das Primeiras Sextas-feiras", em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Isto implica ir à missa e receber a Comunhão para reparação ao Sagrado Coração de Jesus na primeira sexta-feira do mês durante nove meses consecutivos.

- Aos sábados, é costume fazer o que é chamado de "Devoção dos Primeiros Sábados", que implica em ir à missa, receber a Comunhão no primeiro sábado do mês e meditar nos mistérios do Rosário durante cinco meses consecutivos em reparação ao Imaculado Coração de Maria. Pedido de Nossa Senhora de Fátima.

Conclusão:

Que Católico hoje, se dedica ao menos 3 minutos de seu dia, para recitar o Angelus, as 6 da manhã, ao meio-dia e as 18 horas? Quantos Católicos hoje ao despertar fazem ao menos o Sinal da Cruz, e pronunciam com devoção os nomes de Jesus e de Maria?

Quantos desobedecem e mostram total desprezo para com a Santíssima Virgem, ao ignorar os pedidos dela em Fátima de se rezar o Santo Terço, todos os dias?

Pense em quantas horas do seu dia você dedica aos amaldiçoados programas de televisão, a internet, as conversas desonestas, ao culto ao corpo, e a qualquer outra atividade de menor valor, ou sem valor algum. E quantas horas do dia você dedica a oração? Por acaso quando passar por dificuldade, você rogará a "Santa Televisão", para lhe acudir? A internet e suas seduções lhe levarão ao céu?

Disse Santo Afonso com sua autoridade de Doutor da Igreja: "Quem reza se salva, quem não reza se condena" E você, duvida dessas palavras? Quer pagar para ver, ou de agora em diante diminuirá seus preciosos minutos diante da deusa televisão, e os dedicará a oração do Santo Terço conforme pedido de sua Mãe Maria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário