Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

06 setembro 2015

RAPAZES PRONTOS PARA O COMBATE - COMENTÁRIO ELEISON - 150



RAPAZES PRONTOS PARA O COMBATE
ELEISON COMMENTS CL (29 de maio de 2010)


O “Eleison Comments” n.º 146 contou a dificuldade que as irmãs professoras têm com as moças de hoje. O “Eleison Comments” n.º 147 tratou do mesmo problema em relação ao lar. Agora, alguns de vocês perguntam, e quanto aos rapazes? Os católicos sabem que rapazes e moças, no que diz respeito a salvarem suas almas para a vida eterna, são iguais, e portanto devem ambos ser preparados, primeiro e principalmente, para alcançar o Céu. Nisto está à semelhança dos fins. Deus, porém, indicou para o homem e para a mulher diferentes papéis nesta vida, e é por isso que a Igreja sempre condenou a coeducação. Então, de que os rapazes precisam especificamente?

Assim como a mulher tem dons do coração para cuidar do lar e dos filhos, o homem tem dons da razão para guiar e provê-los, desde o pecado original, “pelo suor de seu rosto”. Portanto, enquanto a formação da moça deve centrar-se em torno do que servirá ao marido e aos filhos no lar, a formação de um rapaz deve prepará-lo para (1) o trabalho e (2) para a responsabilidade fora do lar, o que usualmente significa no grande e mau mundo. Para isso ele precisará de (3) capacidade de julgamento, (4) auto-disciplina e (5) virilidade. Temos aí um programa completo!

Nesse programa, o exemplo dado ao rapaz por seu pai é de suma importância ! Pais de hoje, vocês devem ter sido formados há vinte ou trinta anos, logo após a revolucionária década de sessenta. Vocês têm idéia do que isso significa? Tenham humildade para reconhecer que sua própria formação, na escola ou no lar, os preparou muito provavelmente de maneira viciosa tanto para criar os filhos como para viver de modo a alcançar o Céu. Pais, busquem corrigir sua própria indolência, irresponsabilidade, tolice, auto-indulgência e falta de virilidade, e assim estarão fazendo o melhor que puderem por seus rapazes!

TRABALHAR fora na natureza é o melhor. Deixem o menino movimentar um machado, cortar uma árvore, cuidar de um jardim, andar a cavalo, construir uma casinha. O esporte deve ser principalmente uma recreação, e não deve significar mais que isso. Uma genuína necessidade da família impõe o ensino da RESPONSABILIDADE, também ensinada ao rapaz pelo sofrimento das conseqüências de seus próprios erros, ao invés de ser delas protegido. A capacidade de JULGAMENTO, ele deverá aprendê-la por ser encorajado a usar a razão, por debates na mesa familiar, pela companhia e instrução de seu pai, que ele naturalmente reverencia e segue, mas que deve tirar um tempo para ouvir seu menino e aconselhá-lo, especialmente na adolescência. A DISCIPLINA deverá ser aprendida por acordar cedo de manhã, por uma rotina diária a ser obedecida, por dormir cedo, e por não namorar até, aproximadamente, o momento em que procure alguém para casar-se. Quanto menos der às moças com quem não casará, mais dará àquela com quem casará. A VIRILIDADE será a recompensa por seguir um tal programa.

Finalmente, pais, notem como os eletrônicos necessariamente fazem os seus filhos 1 preguiçosos, 2 irresponsáveis, 3 estúpidos, 4 moles e 5 frustrados.

No lar, cortem dos eletrônicos o encanto,

E seus meninos não cairão no lugar de eterno pranto!

Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário