Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

17 maio 2015

OS LUSÍADAS

Episódios cantados nos "Lusíadas"

A vitória dos portugueses contra os mouros em Ourique e o aparecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo a Dom Afonso Henriques, de tal maneira marcaram a alma e os destinos de Portugal na época, que o célebre poeta luso Luís de Camões, narra esses acontecimentos em seu famoso "Lusíadas":

"Mas já o príncipe Afonso aparelhava! O lusitano exército ditoso Contra o Mouro, que as terras habitava! De além do claro Tejo deleitoso Já no campo de Ourique se assentava! O arraial soberbo e belicoso Defronte do inimigo Sarraceno Posto que em força e gente tão pequeno.


Em nenhuma outra coisa confiado Senão no sumo Deus, que o céu regia que tão pouca era o povo batizado Que pera um só cem Mouros haveria! Julga qualquer juízo sossegado Por mais temeridade que ousadia! Cometer um tamanho ajuntamento Que pera um cavaleiro houvesse cento Cinco reis mouros eram os inimigos Dos quais o principal Ismar se chama!

Todos experimentados nos perigos Da guerra, onde se alcança a ilustre fama! A matutina luz serena e fria! As estrelas do polo já apartava!

Quando na cruz o filho de Maria! Amostrando-se a Afonso o animava.! Ele adorando quem lhe aparecia,! Na Fé todo inflamado, assim gritava:

"Aos infiéis, Senhor. aos infiéis,! E não a mim, que creio o que podeis"! Com tal milagre os ânimos da gente Portuguesa inflamados levantaram Por seu rei natural este excelente Príncipe, que do peito tanto amavam.

E diante do exército potente Dos inimigos, gritando o céu tocavam! Dizendo em alta voz: "Real, real,! Por Afonso, alto rei de Portugal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário