Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Translate Formação Católica

06 setembro 2015

A “UNIVERSIDADE” DEVASTADA - COMENTÁRIO ELEISON - 158



A “UNIVERSIDADE” DEVASTADA
ELEISON COMMENTS CLVIII (24 de Julho de 2010)

Vários anos atrás, quando eu escrevi que as moças não deveriam ingressar em universidades, alguns leitores ficaram chocados. Mas, hoje ao ouvir um jovem professor, que recentemente passou seis anos lecionando Literatura Inglesa em uma “universidade” inglesa (não é o mesmo que uma universidade de verdade!), parece que devo acrescentar que os rapazes também não deveriam. Ou, eles ao menos deveriam pensar muito antes de ingressarem e seus pais deveriam pensar muito antes de desembolsar as caríssimas mensalidades. A seguir, mostraremos, respectivamente, o que o professor observou, o que ele vê como as causas e o que vê como as soluções.

Na “universidade” em que lecionava, ele não observou qualquer busca pela verdade, nem educação para a verdade. “A linguagem é um jogo independente da realidade, produzindo seus próprios artefatos. Os alunos são levados a sentir que tudo é relativo, não existem normas, valores, nem estrutura moral ou referência moral. As ciências estão infectadas com um evolucionismo que opõe a “ciência” à religião. As “Humanidades” estão degradadas por uma interpretação freudiana fazendo com que tudo esteja centrado em s-xo. Professores aconselham alunos a terem uma vida s-xual porque “é bom para eles”. Essas “universidades” promovem a vida noturna e praticamente elogiam o pecado contra a natureza. Elas estão totalmente s-xualizadas.

 “Quanto aos professores, muitos reconhecem que há um problema realmente sério, mas muitos continuam seguindo a maré. Todos eles estão “marxizando”, se já não são marxistas. Eles ensinam a considerar toda autoridade sufocante, toda tradição opressora. A Evolução predomina. Quanto aos estudantes, muitos deles, mais do que se poderia pensar, anseiam por algo, mas eles não olham mais para sua “universidade” em busca da verdade. Se eles querem um “Diploma”, é apenas para conseguir um emprego, e se eles buscam um bom “Diploma”, é apenas para conseguir um emprego que pague mais. Eles raramente discutirão ideias.”

 Então, quais são as CAUSAS de a universidade ter se tornado um processador de informação meramente utilitarista para servir ao sistema estabelecido? O professor diz: “A causa básica é a perda de Deus, resultado de vários séculos de guerra à Encarnação. Hoje, educação já não significa fornecer uma verdade ou uma moral para a vida, mas desenvolver o potencial de ser diferente e melhor que todos os outros. O vácuo deixado pela Verdade é preenchido pela cultura pop e pela Escola de Frankfurt, com sua libertação de toda autoridade. O vácuo deixado por Deus é preenchido pelo Estado, que vê “universidades” como fonte de tecnocratas e engenheiros. Não há qualquer interesse em absolutos, exceto um: ceticismo absoluto.”

 Quanto às SOLUÇÕES, o professor diz: “Essas “universidades” dificilmente poderão sair da armadilha em que caíram. Para aprender algo realmente útil, é melhor para um rapaz estar em casa, ou conversando com padres ou fazendo um Retiro. Os fiéis católicos devem atuar por si mesmos, e unir-se para reconstruir instituições próprias, começando talvez com cursos de verão. As Humanidades devem ser restauradas, porque elas lidam com os conceitos básicos da existência humana, o que é certo, bom e verdadeiro. As ciências naturais, específicas e derivadas, devem permanecer secundárias. Eles não podem ter prioridade em relação às Humanidades. Deixe que os pais mandem seus rapazes para essas “universidades” para conseguirem um emprego, mas não para aprenderem algo realmente útil.”

 “A perda de Deus” – está tudo dito.

 Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário