Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Translate Formação Católica

20 maio 2015

PREPARAÇÃO PARA A MORTE - SANTO AFONSO


Santo Afonso Maria de Ligório
"Diz Santo Agostinho que o demônio seduz o homem de duas maneiras: com desespero e com esperança. 

Depois que o pecador cometeu o delito, arrasta-o ao desespero pelo temor da justiça divina, mas antes de pecar excita-o a cair em tentação pela esperança na divina misericórdia.

É por isso que o Santo nos adverte dizendo: Depois do pecado tenha a esperança na divina misericórdia. Antes do pecado, tema a justiça divina. E assim é com efeito. [...]

Os pecadores querem pecar, mas sem perder a esperança da salvação. Pecam e dizem: "Deus é a própria bondade. Mesmo que agora peque mais tarde confesar-me-ei". Assim pensam os pecadores, diz Santo Agostinho. Mas, meu Deus, assim pensaram muitos que já estão condenados.

Não digas, exclama o Senhor, a misericórdia de Deus é grande. Meus inumeráveis pecados serão perdoados com um ato de contrição. Não faleis assim, nos diz o Senhor. E porque? Porque sua ira está tão pronta quanto sua misericórdia, e sua cólera fita os pecadores.

A misericórdia de Deus é infinita, mas os atos dela, ou seja, os de comiseração são finitos. Deus é clemente, mas também é justo. Sou justo e misericordioso, disse o Senhor a Santa Brígida, e os pecadores só pensam na misericórdia."

Preparação para a Morte, Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário