Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

18 maio 2019

ATO DE CONTRIÇÃO E BOM PROPOSITO



Ato de Contrição e bom proposito.

A Deus Padre.

Meu Deus e meu Pai, reconheço o triste estado de minha alma. Que grande mal tenho feito na vossa divina presença. Pequei, Senhor, pequei muitas vezes; já não tenho paz, porque os meus pecados falam sempre contra mim. Meu Pai celestial, quanto Vos fui ingrato! Já não sou digno de ser chamado vosso filho. Vós sabeis tu­do, penetrais o fundo do meu culpado coração. Sois Santo, tendes ódio infinito aos pecados. Oh! quanto me tornei abominável aos vossos olhos por minha culpa, por minha culpa, por minha tão grande culpa!

Onde estaria eu agora, se tivesse morrido em pecado? No fogo do purgatório, ou talvez nas chamas terríveis do inferno. Que grande mal, ó meu Deus, é o pecado que castigado é no fogo eterno pela vossa divina justiça! Senhor Deus, misericórdia! Pesa-me profundamente de Vos haver ofendido.Tende piedade de mim!

Vós sois meu Pai, cheio de bondade e amor. Desde toda eternidade me amastes, destes-me a vida, a graça do santo Batismo, as vestes preciosas da inocência; até agora me tendes cumulado de graças e be­nefícios, e quereis dar-me ainda o que há de mais santo e precioso no céu e na terra: o Corpo e o Sangue de vosso Filho Uni­gênito, Jesus Cristo, na Comunhão. O' meu Pai, quão imenso é vosso amor para comigo! Mas eu Vos tenho ofendido gra­vemente. Pesa-me, pesa-me no intimo de minha alma de Vos ter sido tão ingrato. Perdoai-me, meu Deus, pelo amor de Jesus Cristo e pelo amor de Maria, sua santíssima Mãe.

A Jesus Cristo.

O' meu bom Jesus, eis-me aqui aos vossos pés. Como tem sido grande a minha maldade e ingratidão! Considero com muita dor de minha alma as vossas chagas tão profundas, vendo correr o vosso Sagrado Sangue.

O' Jesus, vejo-Vos no mais dolo­roso desamparo morrendo na cruz, depois de uma tormentosa agonia de três horas. Ah! foi por mim, foi por meus pecados que o próprio Filho de Deus sofreu uma morte tão cruel e dolorosa. Meu Jesus, pesa-me de Vos ter ofendido, tende piedade de mim! Jesus, meu divino Salvador! Vós me amastes com infinito amor, por mim derramastes todo o Sangue de vosso Coração; mas eu Vos desprezei, Vos ofendi gravemente, e não só uma vez senão mui­tas vezes. Meu Jesus, peço-Vos humilde­mente perdão de todas as minhas culpas pelo vosso precioso Sangue, pela vossa sa­grada paixão e morte e pelas lagrimas e dores de vossa Mãe Maria Santíssima. De hoje em diante não quero mais pecar. Antes morrer, meu Jesus, do que ainda ofender-Vos. Aborreço e detesto de todo o meu coração, de toda a minha alma e com todas as minhas forças todo e qualquer pecado. Abomino este mal infinito que separa os. O' Jesus, abençoai este meu bom propósito; dai-me a vossa graça e as forças necessárias para me emendar verdadeiramente e para vencer todas as tentações.

Doce Coração do meu Jesus, fazei que eu Vos ame cada vez mais.
(300 dia. de indulg. cada vez.)

Ao Espírito Santo.

Espirito Santo, pesa-me de ter recusado a vossa graça e o vosso amor. Vou confessar as minhas culpas com toda a dor de minha alma. Vinde, meu Deus, ajudai-me; dai-me animo e confiança, para que eu confesse sinceramente todos os meus pecados. Dai também vossa luz e vossa graça ao Sacerdote, vosso ministro, afim de que ele cure em nome de Jesus as feridas de minha alma, e perdoe as minhas culpas.

A Maria Santíssima e aos Santos e Anjos.

O' Maria, minha Mãe, rogai por mim nesta hora bendita; mostrai agora que sois minha Mãe.
Doce Coração de Maria, sede minha salvação pela vossa poderosa intercessão. Todos os Santos e Anjos, ro­gai por mim. Amém.

Aviso importante sobre o efeito da Contrição.

É verdade revelada por Deus que todo aquele que morre em estado de pecado mortal será condenado e descerá, no momento da morte  ao fogo do inferno.

O eterno Juiz lhe dirá:

«Afasta-te de mim, maldito, para o fogo eterno!

-Tendo, pois, por tentação caído em algum pecado mortal, deves recorrer, quanto antes, ao Sacramento da Penitencia. Não podendo, porém, na mesma hora encontrar um Sacerdote que te perdoe por ordem de Jesus Cristo, nem por isso Deus quer que te percas. Neste caso, reza com toda a devoção e com toda a dor de tua alma um ato de contrição, arrependendo-te de ter sido tão ingrato ao teu Pai que está no céu, e ao teu Salvador que por amor de ti morreu na cruz. Faze então o firme proposito de não ofender mais a Deus com nenhum pecado mortal, e de confessar sinceramente as tuas culpas a um seu ministro, quando te for possível, e serás desde já perdoado. Morrendo assim antes da Confissão, serás salvo pela graça de Deus que recuperaste pela contrição perfeita e pelo sincero desejo de te confessar.

« Um cora­ção contrito e humilhado Deus não o despre­zará.» (Ps. 50.)

Mas três coisas são indispensáveis:

1) A contrição perfeita por amor de Deus;

2) O firme proposito de não cometer mais nenhum pecado mortal; 

3) A sincera vontade de confessar a culpa, se pudesses encontrar um Sacerdote.

Pratica da Confissão.

1 Tendo feito com fervor e devoção o ato de contrição e prometido a Deus com toda a sinceridade deixar de pecar e emendar seriamente a vida, entra com os olhos baixos e as mãos postas no confessionário, onde o Sacerdote te recebe em nome de Jesus. Não podendo logo chegar-te aos pés do ministro de Deus, espera com paciência e recolhimento, meditando sobre os motivos da contrição ou rezando orações que te movam mais ao arrependimento.- Quem tem profundo pesar de ter ofendido a Deus, não se distrai voluntariamente antes ou depois da confissão, vagueando com os olhos, rindo-se ou con­versando. No confessionário ajoelha-te humildemente, como se estivesses. aos pés de Jesus mesmo, e dize: Pelo sinal da santa cruz livrai-nos Deus Nosso Senhor de nossos inimigos. Em nome do Padre do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Padre, dai-me vossa benção porque pequei.

Eu pecador me confesso a Deus Todo­ poderoso, á bem-aventurada. sempre Vir­gem Maria, ao bem-venturado S. Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado S João Batista, aos santos Apóstolos S. Pedro e S.Paulo, a todos os Santos, e a vós, Padre, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. Portanto peço e rogo a bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado S. Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado S.João Batista, aos santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos, e a vós Padre, que rogueis a Deus Nosso Senhor por mim. Amém.

Depois dirás, desde quando não te confessaste, se recebeste a absolvição e se satisfizeste a penitência. Então passarás a declarar cada um teus pecados com as circunstancias necessárias, dizendo também o numero dos pecado quanto possível. Não acuses outras pessoas nem digas coisas supérfluas. Tendo assim declarado sinceramente todos os teus pecados, é bom dizer:

Destes pecados, daqueles de que não me lembro e de todos os da minha vida pas­sada, peço a Deus perdão, e a vós, Padre penitencia e absolvição.

Em seguida responde sinceramente ás perguntas, que o confessor fizer, presta atenção aos conselhos e á penitencia que ele der. Depois reza com devoção, inclinado humildemente a cabeça o ato de Contrição:

ATO DE CONTRIÇÃO
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também de ter  perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.

Espera, então, até que o confessor diga: «Seja louvado Jesus Cristo»
Responde: «Para sempre seja louvado!»

Depois retira-te com todo o recolhimento.

NOTA.-1) Havendo muita afluencia de penitentes, basta dizer no principio da Confissão:

«Padre, dai-me vossa benção, porque pe­quei.

Faz... semanas,.. . meses, que me confessei. Eu me acuso . . etc.»

.2) Tendo cometido apenas faltas veniais, convém incluir na confissão algum pecado mais grave da vida passada, que mais te move a contrição, dizendo depois de ter acusado os pecados veniais: Eu me acuso enfim de todos os pecados da minha vida passada, principalmente de ter... (Aqui dirás algum pecado da vida passada que mais te pesa). - Peço a Deus perdão, e a vós, Padre, penitência e absolvição.

Do Livro "Adoremos; Manual de Orações e Exercícios Piedosos.
Acto de Contrição e bom propósito. Pag. 69-75

Nenhum comentário:

Postar um comentário