Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

10 novembro 2016

GLOSAS DA ALMA QUE PENA NÃO VER A DEUS - SÃO JOÃO DA CRUZ



Em mim eu não vivo já, E sem Deus viver não posso;
Pois sem ele e sem mim quedo, Este viver que será?
Mil mortes se me fará, Pois minha mesma vida espero,
Morrendo porque não morro.

Esta vida que aqui vivo, É privação de viver;
E, assim, é contínuo morrer, Até que viva contigo.
Ouve, meu Deus, o que digo, Que esta vida não a quero,
Pois morro porque não morro.

Ausente estando eu de ti, Que vida poderei ter
Senão morte padecer, A maior que jamais vi?
Pena se assim eu persevero, Morrerei porque não morro.

O peixe que da água sai Nenhum alívio carece
Que na morte que padece, Afinal a morte lhe vale.
Que morte haverá que se iguale Ao meu viver lastimoso,
Pois se mais vivo, mais morro?

Quando penso aliviar-me Vendo-te no Sacramento,
Faz-se em mim mais sentimento De não poder-te gozar;
Tudo é para mais penar, Por não ver-te como quero,
E morro porque não morro.

Se me deleito, Senhor, Com a esperança de ver-te,
Vendo que posso perder-te Redobre-se em mim a dor;
Vivendo em tanto temor E esperando como espero,
Morro sim, porque não morro.

Livra-me já desta morte, Meu Deus, entrega-me a vida;
Não ma tenhas impedida Por este laço tão forte;
Olha que peno por ver-te, O meu mal é tão inteiro
Que morro porque não morro.

Chorarei já minha morte, Lamentarei minha vida,
Enquanto presa e retida Por meus pecados está.
Oh, meu Deus! Quando será Que eu possa dizer deveras:
Vivo porque já não morro?

Autor: São João da Cruz (1542-1591)

Nenhum comentário:

Postar um comentário