Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

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Formação Católica

07 setembro 2015

DOIS ARREPENDIMENTOS - COMENTÁRIOS ELEISON - 201

DOIS ARREPENDIMENTOS
ELEISON COMMENTS CCI (21 de maio de 2011)


Um leitor de “Comentários Eleison” perguntou-me, há algum tempo atrás, qual era a diferença entre o arrependimento de Judas Iscariotes, que  atirou aos pés das autoridades do Templo suas 30 moedas de prata (Mt.  XXVII, 3), e o de Pedro, que chorou amargamente quando o galo cantou  (Mateus XXVI, 75). Sua pergunta é uma boa desculpa para citar alguns trechos do Poema do Homem-Deus, de Maria Valtorta (1897-1961). Nosso Senhor (se, de fato, é Ele — “Nas coisas incertas, liberdade”) comenta a visão que acaba de lhe conceder sobre as últimas horas de Judas Iscariotes. O texto italiano foi ligeiramente adaptado:

“Sim, a visão é horrenda, mas não inútil. Muitos crêem que o que Judas  fez não foi tão grave assim. Alguns, aliás, vão além e chegam a dizer  que é até admirável, porque, sem ele, a Redenção não teria acontecido e que, por causa disso, ele é justificado aos olhos de Deus. Em verdade, te digo que, se já não houvesse o Inferno, perfeito em seus tormentos, teria sido criado para Judas, ainda mais eternamente horrendo, porque, entre todos os pecadores e os danados, ele é o mais  danado e pecador de todos, e nem haverá para ele, por toda a  eternidade, abrandamento algum de sua condenação.

É verdade que ele mostrou remorso por sua traição, e isto poderia tê-lo salvo, se tivesse transformado o remorsoem arrependimento. Masele não quis se arrepender, e ao primeiro crime de traição, para o qual — devido à minha fraqueza amorosa — Eu poderia ter concedido a minha misericórdia, continuou blasfemando e resistindo a qualquer apelo da Graça, que ainda queria lhe falar através de todas as memórias e vestígios de mim que ele encontrou em sua última e desesperada perseguição por Jerusalém, incluindo o encontro com minha Mãe e suas tão doces palavras. Ele resistiu a tudo. Ele quis resistir. Assim como ele quis me trair. Assim como ele quis me amaldiçoar. Assim como ele quis matar a si mesmo. É a vontade do homem que conta. Para o bem, ou para o mal.

Quando alguém cai sem realmente querer, Eu o perdôo. Pedro, por exemplo. Ele me negou. Por quê? Nem ele mesmo sabia exatamente o por quê. Era Pedro um covarde? Não. O meu Pedro não era um covarde. No Jardim do Getsêmani, ele desafiou o grupo inteiro de guardas do Templo e cortou a orelha de Malco para me defender, arriscando sua vida por mim. Depois, fugiu. Sem querer fazê-lo. Então, me negou três vezes. Novamente, sem querer fazê-lo. Pelo resto de sua vida, porém, soube estar e permanecer no sangrento caminho da Cruz, o Meu caminho, até ele mesmo morrer na Cruz. Também soube muito bem dar testemunho de Mim, até ser morto por causa de sua inquebrantável Fé. Eu defendo o meu Pedro. Sua fuga e suas negações foram os últimos momentos da sua fraqueza humana. Mas a vontade espiritual não estava presente naquele momento. Oprimida pelo peso de sua humana fraqueza, sua vontade dormia. Mas assim que ela despertou, não quis mais permanecer no pecado e quis ser perfeita. Eu, imediatamente, o perdoei. A vontade de Judas foi na direção oposta…”.

No final do Poema do Homem-Deus, Nosso Senhor (se for Ele — e eu acredito que seja) indica a Maria Valtorta as sete razões pelas quais concedeu, ao mundo moderno, esta longa série de visões de Sua vida. A primeira razão era reintroduzir na mente das pessoas as doutrinas fundamentais da Igreja em sua realidade, devastada pelo modernismo. Não é justo? O sétimo motivo é “fazer conhecer o mistério de Judas”, isto é, como uma alma que recebeu tanto da parte de Deus pode cair tão  baixo.

Kyrie eleison.

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