Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

09 agosto 2015

SANTO ANSELMO - PROSLOGION SEU ALLOQUIUM DE DEI EXISTENTIA




Proslogion seu Alloquium de Dei existentia
Santo Anselmo.

"Ó imensa bondade que excedes assim toda a inteligência, que venha sobre mim esta misericórdia
que com tanta opulência procede de ti!

Que em mim se derrame o que de ti dimana.
Por demência perdoa-me,
a fim de não ser castigado pela justiça.

Porque, mesmo se é difícil reconhecer
como a tua misericórdia não está ausente da tua justiça, é todavia necessário acreditar
que nunca o que transborda da tua bondade,
a qual não existe sem a justiça,
tem como adversário a tua justiça,
mas antes verdadeiramente coincide com ela.

Se és misericordioso é porque és sumamente bom,
e se és sumamente bom sendo sumamente justo,
és verdadeiramente misericordioso
pela mesma razão que és sumamente justo.

Ajuda-me, ó Deus justo e misericordioso, cuja luz procuro, ajuda-me a reconhecer o que digo:
és verdadeiramente misericordioso porque és justo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário