Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

31 agosto 2015

PRIMEIRAS ORAÇÕES E FORMAS QUE O CRISTÃO DEVE SABER DE CÓR.



Conforme um catecismo de 1926, aprovado por São Pio X e recomendado por este.

"Medita estas coisas, ocupa-te nelas; afim de que o teu aproveitamento  seja manifesto a todos."
Ep. 1º TIMOT. IV, 15

1º Sinal da Cruz.
2º Credo ou símbolo dos Apóstolos.
3º Pater noster, ou Oração Dominical.
4º Glória Patri.
5º Ave Maria, ou Saudação Angélica.
6º Salve Regina ou Salve Rainha.
7º Angele Dei ou Santo Anjo.

8º Requiem Aeternam, pelos defuntos.
Dai-lhes Senhor o eterno descanso; entre os resplendores da luz perpetua. Descansem em paz. Amem.

9º Ato de Fé.
Eu creio firmemente que há um só Deus em três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na Cruz para nos salvar. Creio tudo o mais que crê e ensina a santa igreja católica apostólica Romana, porque Deus Verdade infalível lhe revelou e nesta verdade quero viver e morrer.

10º Ato de Esperança.
Eu espero meu Deus com firme que confiança que pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias consegui-la, porque Vós sumamente bom e poderoso o haveis prometido a quem observar fielmente os Vossos mandamentos como eu proponho fazer com vosso auxilio.

11ºAto de Caridade.
Eu vos amo meu Deus de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável e antes quero perder tudo que vos ofender. Por amor de vos amor meu próximo como a mim mesmo.

12ºAto de Contrição.
Senhor meu, Jesus Cristo, verdadeiro Deus e homem, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, pesa-me Senhor, de todo meu coração de vos ter ofendido, pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno, e proponho firmemente com o auxilio da vossa graça de me emendar e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amem.


13º Os dois mistérios principais da nossa Fé.
1.      Unidade e Trindade de Deus.
2.      Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

14º Os dois Mandamentos da Caridade.
1.      Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.
2.      Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

15º Os Dez Mandamentos da Lei Deus ou o Decálogo.
Amar a Deus sobre todas as coisas.
Não jurar seu Santo Nome em vão.
Guardar os domingos e dias Santos de Guarda.
Honrar pai e mãe.
Não matar.
Guardar castidade.
Não furtar.
Não levantar falso testemunho.
Não desejar a mulher do próximo.
Não cobiçar as coisas alheias.

16º Os cinco Mandamentos da Santa Madre Igreja.
Ouvir Missa inteira nos domingos e dias santos de guarda.
Confessar-se ao menos uma vez ao ano.
Comungar na Páscoa da Ressurreição.
Jejuar e abster-se de carne quando manda a Santa Madre Igreja.
Pagar dízimos segundo o costume.

17º Os Sete Sacramentos.
1.      Batismo.
2.      Crisma.
3.      Comunhão.
4.      Penitencia ou Confissão.
5.      Extrema unção.
6.      Ordem.
7.      Matrimônio.

18º Os sete Dons do Espírito Santo.
1.      Sabedoria.
2.      Inteligência ou entendimento.
3.      Conselho.
4.      Fortaleza.
5.      Ciência.
6.      Piedade.
7.      Temor de Deus.

19º As três virtudes Teologais.
1.      Fé.
2.      Esperança.
3.      Caridade.

20º As quatro virtudes Cardeais.
1.      Prudência.
2.      Justiça.
3.      Fortaleza.
4.      Temperança.

21º As sete obras de Misericórdia Corporais.
Dar de comer a quem tem fome.
Dar de beber a quem tem sede.
Vestir os nus.
Visitar os doentes e enfermos.
Dar abrigo aos peregrinos e viajantes.
Remir os cativos.
Enterrar os mortos.

22º As sete obras de Misericórdia Espirituais.
Dar bom conselho.
Ensinar os ignorantes.
Consolar os aflitos.
Corrigir os que erram.
Perdoar as injúrias.
Suportar com paciência as faltas alheias.
Rezar pelos vivos e mortos.

23º Os Sete pecados mortais.
1.      Soberba.
2.      Avareza.
3.      Luxuria.
4.      Ira.
5.      Gula.
6.      Inveja.
7.      Preguiça.

24º Os seis pecados contra o Espírito Santo.
1.      Desesperação da salvação.
2.      Presunção de se salvar sem merecimentos.
3.      Contradizer a verdade conhecida como tal.
4.      Ter inveja das mercês que Deus faz a outrem.
5.      Obstinação no pecado.
6.      Impenitência final.

25º Os quatro pecados que bradam ao Céu.
1.      Homicídio voluntário.
2.      O pecado sensual contra a natureza.
3.      Opressão dos pobres, principalmente órfãos e viúvas.
4.      Não pagar o justo salário aos que trabalham.

26º Os quatro Novíssimos.
1.      Morte
2.      Juizo
3.      Inferno
4.      Paraiso

A causa principal da perda das almas é a ignorância religiosa, o desconhecimento das verdades da Fé. São Pio X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário