Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

16 junho 2015

QUE EU CHEGUE A TI SENHOR - SANTO TOMÁS DE AQUINO

Santo Tomás de Aquino - Doutor Angélico

Que eu chegue a Ti, Senhor (S. Tomás de Aquino)

Que eu chegue a Ti, Senhor, 
por um caminho seguro e recto; 
caminho que não se desvie 
nem na prosperidade nem na adversidade,
de tal forma que eu te dê graças
nas horas prósperas e nas adversas, 
conserve a paciência, 
não me deixando exaltar 
pelas primeiras nem abater pelas outras.

Que nada me alegre ou entristeça, 
excepto o que me conduza a Ti 
ou que de Ti me separe.

Que eu não deseje agradar 
nem receie desagradar senão a Ti.
Tudo o que passa torne-se desprezível a meus olhos 
por tua causa, Senhor, 
e tudo o que Te diz respeito me seja caro, 
mas Tu, meu Deus, mais do que o resto.

Qualquer alegria sem Ti me seja fastidiosa, 
e nada eu deseje fora de Ti.
Qualquer trabalho, Senhor, 
feito por Ti me seja agradável 
e insuportável aquele de que estiveres ausente.

Concede-me a graça 
de erguer continuamente o coração a Ti 
e que, quando eu caia, me arrependa.
Torna-me, Senhor meu Deus, 
obediente, pobre e casto; 
paciente, sem reclamação; 
humilde, sem fingimento; 
alegre, sem dissipação; 
triste, sem abatimento; 
reservado, sem rigidez; 
activo, sem leviandade; 
animado pelo temor, sem desânimo; 
sincero, sem duplicidade; 
fazendo o bem sem presunção; 
corrigindo o próximo sem altivez; 
edificando-o com palavras e exemplos, 
sem falsidade.

Dá-me, Senhor Deus, 
um coração vigilante, 
que nenhum pensamento curioso 
arraste para longe de Ti; 
um coração nobre que nenhuma afeição indigna debilite; 
um coração recto que nenhuma intenção equívoca desvie; 
um coração firme, que nenhuma adversidade abale; 
um coração livre, que nenhuma paixão subjugue.

Concede-me, Senhor meu Deus, 
uma inteligência que Te conheça, 
uma vontade que Te busque, 
uma sabedoria que Te encontre, 
uma vida que te agrade, 
uma perseverança que Te espere com confiança 
e uma confiança que Te possua, enfim.

Amén.

(S. Tomás de Aquino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário